O Chamado do cuco

Sinopse:

Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.
Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.

 

Avaliação: 4 de 5.

J.K. Rowling criou o pseudônimo Robert Galbraith para poder lançar a série Cormoran Strike sem a pressão de ser uma autora de livros infanto-juvenil (do Harry Potter <3) aventurando-se em uma trama agora policial e voltada para o público adulto. No entanto, o segredo acabou vazando e todos descobriram que a autora tinha lançado mais um ótimo livro para o seu currículo.

O Chamado do Cuco nos apresenta o detetive Cormoran Strike, que não está na sua melhor fase da vida profissional e pessoal quando o irmão de Lula Landry (a modelo que caiu da varanda na sinopse) o procura para investigar o ‘suicídio’ que ele acredita não ser suicídio.

Confesso que o livro me surpreendeu (mas nem tanto, já que amo a narrativa da Rowling sendo ou não Galbraith) e a trama toda fluiu de forma não cansativa e enigmática. Os pontos necessários para se confirmar as suspeitas que vez ou outra apareciam no decorrer das investigações, misturadas com a vida pessoal de Strike e de sua nova secretária (e muito eficiente entre as temporárias que sempre apareciam da agência que Strike tinha contrato).

Why were you born when the snow was falling?/You should have come to the cuckoo’s calling – Christina Rossetti 

O Bicho-de-seda, segundo livro da série, já está na lista de livros para este ano. O terceiro livro foi lançado em outubro de 2015, mas ainda não foi traduzido e publicado no Brasil 😐

Anúncios